sábado, 9 de agosto de 2008

Por dentro das Olimpíadas


Resolvi trazer um pouco de informação das olimpíadas e abaixo segue algumas coisas de tecnologia que sites e empresas estão usando nesse período. O nome da ferramenta usada é MASHUP (neste caso um mashup de mapas), que pode ser definido como
um website ou uma aplicação web que usa conteúdo de mais de uma fonte para criar um novo serviço completo.

1) A Google colocou no ar o site Jogos de Pequim 2008, que mostra o ranking de medalhas de cada país e o resultado ao vivo das competições.

2) O The New York Times fez um gráfico comparativo com o histórico [desde 1896] da quantidade de medalhas que cada país ganhou.

3) O blog Google Sightseeing começou uma espécie de tour virtual pelos locais onde acontecem algumas competições.

4) O WorldFlicks promete mostrar imagens e vídeos sobre as Olimpíadas que estão sendo publicados direto da China.

Parecido com o Twittevision, o conteúdo é mostrado em um mapa, no local exato onde foram tiradas as fotos ou feitos os vídeos. Você tem que clicar nos ícones de foto ou vídeo no mapa para visualizá-los.

Gostou? Comente!

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Parabéns Internet!

Sim, a Internet no Brasil está fazendo aniversário! Muitas coisas aconteceram nesses 10 anos - ou pouco mais que isso - e o portal Terra fez uma cronologia desde que surgiu a Arpanet, primeira rede de comunicação para o governo americano, em 1962.

Acesse aqui e veja você mesmo! Também comente sua experiência com a Internet nestes anos.

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Veio a calhar


E falando de Help Desk, me deparei com a tirinha abaixo e não tive opção. Tinha que colocá-la por aqui!

Algo assim:

- Me chamou por problemas em sua conexão Sr. Niffle?
- SIM!
- Qual o diagnóstico?
- Um caso clássico de PEBCAK.
- PEBCAK??
- Problema Existente Entre Cadeira e Teclado!

Aqui no Brasil, eu já havia substituído o "erro de BIOS" por PECT, que na verdade é o mesmo que PBCAK! (Problema Entre a Cadeira e Teclado)

Como já disse antes, eu sempre converso com os usuários que tenho contato nas empresas onde presto serviços da melhor forma possível: trazendo o cotidiano "para a frente do computador".

Há um tempo atrás, muita gente falava que era erro de BIOS (Bicho Ignorante Operando Sistema) quando algum problema "causado pelo usuário" aparecia na tela. Mas esses problemas muitas vezes não são causados pelo usuário propriamente dito, mas sim pela falta de conhecimento ou de manutenção, que cedo ou tarde, precisará fazer. Sempre melhor fazer a preventiva do que a corretiva, pois custa mais barato e não ficamos na mão!

E você, tem algum "bordão" de tecnologia?

Help Desk


Help-Desk/Service Desk é uma "ferramenta" de fundamental importância para organizações de qualquer tamanho, e o número de ações necessárias será determinado pela complexidade e dimensão do ambiente envolvido.

Talvez uma definição bem clara dessa coisa de Help-Desk/Service Desk é descrevê-lo como a manutenção e o suporte técnico-operacional em um ambiente corporativo, envolvendo uma série de atividades distintas, mas ao mesmo tempo, fortemente interdependentes. Diria que até mesmo um bocado de psicologia para acalmar o "usuário" é necessário.

Ao longo do tempo, os sistemas Help-Desk/Service Desk ganharam dimensão e têm hoje, a principal característica de ser um facilitador de informações ao usuário, não importando se esta facilidade é ou não de natureza técnica.

Para que os sistemas possam atingir os resultados esperados, é extremamente relevante a participação ativa dos seus gestores, seja na condução das ações operacionais ou no gerenciamento das competências da equipe de trabalho, otimizando os recursos técnicos e operacionais colocados à sua disposição, bem como implementando projetos eficazes e de qualidade. E claro, a ajuda do usuário também é fundamental para o rápido diagnóstico.

Por outro lado, a difusão das disciplinas de gerenciamento de serviços de T.I., descritas no livro de Service Support da ITIL, reforça este cenário gerencial, uma vez que enfatiza todos os aspectos relacionados aos usuários, ressaltando os papéis cruciais da operação de uma central de serviços e dos processos de gerenciamento de incidente e problema e da importância da equipe de colaboradores do Help-Desk/Service Desk ter uma cultura orientada ao cliente.

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Onde T.I. faz mal....

Diversos fabricantes já anunciam desde suas embalagens que, seu material é livre de consumo radiativo entre outras coisas maléficas à nossa saúde.

Abaixo replico matéria do site Info Abril sobre o que o Greenpeace está fazendo!

ONG quer eliminar tóxicos dos eletrônicos (Associated Press)
Terça-feira, 05 de Agosto de 2008 - 16h36

DAKAR – O Greenpeace pediu às empresas de eletrônicos, nesta terça-feira (05/08), que não usem mais elementos químicos nocivos à saúde em seus produtos, argumentando que o lixo tóxico de países ricos é jogado fora em países pobres.


A organização não governamental (ONG) de defesa do meio ambiente fez o apelo em um novo relatório sobre o comércio de lixo eletrônico, que, segundo ela, foi expandido da Ásia para a África - especialmente em Gana, onde TVs e computadores descartados, que contêm materiais tóxicos, estão sendo desmontados por crianças de cinco anos de idade.


“A menos que as empresas eliminem os tóxicos dos seus produtos e se responsabilizem por todo o ciclo de vida dos aparelhos, esse depósitos de veneno continuarão existindo”, disse Martin Hojsik, membro do Greenpeace.


Grande parte dos computadores e televisores que acabam em Gana vêm da União Européia, apesar de existirem leis que proíbem a exportação de produtos com material tóxico. O relatório cita principalmente equipamentos oriundos da Alemanha, Holanda e Suíça.


Os materiais são exportados como “bens de segunda mão”, que supostamente serão reutilizados. Mas de acordo com um oficial da União Européia, a maioria desses bens importados são desmantelados e não podem ser reaproveitados.

terça-feira, 5 de agosto de 2008

A Nuvem continua...

Crescendo, claro. E vai crescer muito mais ainda. Diria cada vez mais! Três gigantes da tecnologia - Hewlett-Packard, Intel e Yahoo — formaram aliança para um projeto de pesquisa que ajudará a tornar os serviços via Web em ferramentas de uso confiável e do cotidiano, de certa forma, como muita coisa já é hoje. As informações são da agência de notícias Reuters, que afirma ainda que as empresas estão unindo forças com pesquisadores na Ásia, Europa e Estados Unidos para criar uma rede experimental. O objetivo é permitir aos pesquisadores testarem projetos de "computação em nuvem", serviços que cobrem toda a Web e atingem bilhões de usuários simultaneamente.

As três empresas visam a colaboração aberta entre pesquisadores, acadêmicos e governamentais, pela remoção de barreiras financeiras e logísticas à cooperação em projetos que usam computadores intensivamente e abarcam toda a Internet. Leia-se software livre.

Os membros fundadores do consórcio dizem que o objetivo é nivelar o campo de jogo para os pesquisadores individuais e organizações de todos os tamanhos, a fim de conduzir pesquisas sobre software, administração de redes e o hardware necessário a oferecer serviços em toda a Web, com a chegada de bilhões de usuários de computadores e telefones à rede.

Computação em nuvem se tornou o novo lema do setor. Trata-se de um termo impreciso usado para descrever como o hardware e software conectados pela Internet, e, no passado, fornecidos como produtos separados, podem ser administrados como serviços via Web, sob o mesmo modelo empregado pelas empresas de infra-estrutura. E vem também fortemente focado em celulares!

"O planeta todo pode vir a confiar nesse tipo de serviço, como o faz quanto ao abastecimento de eletricidade", disse Raghavan, em referência ao esforço para fazer toda espécie de recurso, de comunicações diárias a compra e entretenimento, serviços sempre disponíveis a qualquer usuário da Web. Mas que seja de fato, como energia elétrica. Preferencialmente sem "paradas bruscas", como foi o fatídico dia 02 de Julho de 2008.

Tem mais gente na atividade... Grandes nomes da indústria de tecnologia, do Google à Microsoft e IBM têm aderido à computação em nuvem como forma de criar serviços Web em níveis sem precedentes, o que acaba formando barreiras à entrada de companhias menores. Claro ...

Em contraste, a HP, maior fabricante de computadores do mundo, Intel e Yahoo estão criando um esforço aberto em data centers de muitas companhias.


Fonte: Reuters

sábado, 2 de agosto de 2008

Internet Vigiada


Estão querendo vigiar - mais ainda - o tráfego de Internet. Projeto "lei" será um vigilante constante de suas conexões.

Leia mais em Pelo veto ao projeto de cibercrimes - Em defesa da liberdade e do progresso do conhecimento na Internet Brasileira. Disponibilizo alguns links para você internauta ter conhecimento.

Vote você também. Faça parte do abaixo assinado. Seja cidadão! Opine sobre as coisas que tentam imputar a você e sua família. Mostre sua voz. A Internet é liberdade de expressão, estão querendo tirar isso de nós, cidadãos do mundo, navegantes sem fronteiras!

Aquela máxima "unidos venceremos" pode ser realidade. Assine a petição online. E que continue essa campanha!

Acesse para ler e entender:


sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Robôs do Futuro - Roupa 2.0


Na verdade já temos N tipos de robôs. Mas estão mais para robôs industriais do que "humanóides" propriamente dito ou ainda pequenos robôs brinquedo.

Eu sempre imaginei - esse sempre é para depois que "me inteirei" nessa coisa de tecnologia - que o desenho dos Jetsons (alguém lembra?) um dia seria realidade.


Veja o crescimento constante e desordenado da população. São prédios e mais prédios, carros que não param de "brotar" nas ruas - e cada vez mais pode-se notar carros com apenas uma pessoa: o motorista - entre outros fatores do crescimento desenfreado e até mesmo desorganizado.





Mas o que quero falar, é sobre uma matéria que li, a respeito de um tipo de roupa 2.0 - que já disse aqui, esse termo 2.0 vai ser muito mais merchadising do que outra coisa. E isso vai trazer muito benefício à humanidade, não tenho dúvidas. Existem robôs especialistas em manipular coisas como ninguém, aliás são os processos "ensinados" ao robô. São constantes e ininterruptos. Claro que no início será caro, mas é uma questão de tempo e produção em massa para baratear, assim como computadores, pen drive e outros acessórios.





Essa Roupa 2.0 terá microchips, capazes de entender seus passos, corrigir caso seja identificado uma possível torção do pé ou até mesmo se estiver andando em terrenos tido como perigosos, e de verdade, vai revolucionar a velharada - com todo respeito - e colocar muitos para andarem por aí, principalmente aqueles que até têm medo de sair de casa para não caírem na rua.


Pois é. De certa forma "seremos robôs". Para o nosso próprio bem. Bem diferente de cenas de filmes onde robôs tomam conta dos humanos.










A matéria completa você pode acessar aqui.

boo-Box