domingo, 21 de dezembro de 2008

Inclusão digital: LAN Houses tendem a desaparecer

Um estudo feito com empresas e usuários de Internet em 20 cidades de países emergentes como Brasil, México e Rússia mostra que as LAN houses tendem a perder importância conforme o processo de inclusão digital avança nestes mercados.

“As LANs exercem um papel-chave para inclusão digital. Para muitas pessoas, elas são o primeiro contato do usuário com um PC e atuam como formadores de novos internautas. Os estudos conduzidos em países emergentes, no entanto, mostram que conforme o usuário percebe a importância da web tende a comprar um computador para si”, diz o diretor de estratégias para emergentes da Cisco, Henrique Rueda-Sabater,

Para Sabater, a pesquisa apontam para o declínio das LAN houses conforme avancem esforços de inclusão digital, como a compra do primeiro PC pelos usuários de menor renda e o treinamento de novos internautas nas escolas e residências. (via info.abril.com.br)

Em tempo: com a baixa de preço dos computadores, acredito MUITO que os usuários estão optando em ter um PC em casa, mesmo que conectado via modem, apenas pra ter o "gostinho de Internet" em SEU COMPUTADOR! è esperar pra ver...

sábado, 20 de dezembro de 2008

Linux para Todos e para TUDO!


SIM, estou descobrindo coisas, facilidades, estabilidade, performance, cultura, compatibilidade... TUDO O que preciso tenho dentro do Linux Ubuntu - ou qualquer outra distribuição - e o que não existe "nativo" eu simplesmente instalo! GRÁTIS! Só preciso estar conectado na Internet. Isso é o futuro e como diz alguns amigos, o futuro é agora!


Acredito em Software Livre, GNU, GPL e toda sopa de letrinha por trás desse mundo novo para muita gente que igualmente a mim, cresceu vendo - e aprendendo a se virar quando "dá tela azul" - no mundo rWindows (não... não foi erro de digitação =p ) e sobrevive até hoje. Mas acredito que cada vez mais teremos Linux em casas, empresas e os desenvolvedores prestando atenção nessa fatia de mercado, que não para de crescer.


Os micros de mercado encontrados hoje nos magazines, 99% sai com Linux - algumas distribuições bem bonitas inclusive, talvez até mesmo superando o visual do rWindows Vi$ta, que logo logo sai do mercado...


Há alguns anos atrás, quando fiz um treinamento de administração para redes Novell, o "master-senior-sabe-tudo" Daniel Oliveira (O treinador) fez um comentário devido a ocasião na época estar acontecendo uma feira de Informática e ter visitado o stand da Micro$oft: "Ae, fala pra mim vai... naquela sala onde está o server de vocês com segurança na porta... O que vocês estão escondendo lá não é servidor MS não é mesmo?" E na época a Novell ainda imperava. Hoje eles detêm o Suse Linux - tanto versão gratuita como comercial.


Pois é... Se Linux não fosse bom - e vamos falar / copiar-e-colar mais de Linux daqui pra frente - nenhuma das grandes empresas/marcas mundiais usaria. E muito menos usariam um sistema operacional de pequeno porte ou de baixa estabilidade/escalabilidade. Até mesmo o famoso filme Titanic foi "editado" em Linux, mas nesse caso um cluster de algumas máquinas.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Todo mundo gostaria de ter um....

Pois é... Já falamos da constante evolução das coisas de T.I que as vezes somos obrigados a migrar. Outras somos tentados a ter. Essa é a sensação que o i7, o mais novo processador da Intel traz para nós, hard users. Claro que é preciso ter "o conjunto todo de acordo" para obter o desempenho esperado. Custo? ALTÍSSIMO! Desempenho? EXTRAORDINÁRIO! =)

Um texto extraído do site da Intel.

Rapidez brilhante

Com a tecnologia multi-core mais rápida e inteligente que aplica poder de processamento onde ele é mais necessário, os novos processadores Intel® Core™ i7 oferecem uma inovação revolucionária em desempenho de PC. Eles são os melhores processadores para desktop do planeta.¹

Você vai executar multi tarefa de aplicativos mais rapidamente e liberar uma criatividade incrível de mídia digital. E experimentará o desempenho máximo em tudo o que fizer, graças à combinação da tecnologia Intel® Turbo Boost² e da tecnologia Intel® Hyper-Threading (Tecnologia Intel® HT)³ que maximiza o desempenho para a sua carga de trabalho.


E viva a Lei de Moore!

boo-Box