sexta-feira, 26 de junho de 2009

Novidades em T.I. Para os Bancos

Talvez um dos setores que mais utilizam tecnologia de ponta aqui no Brasil - se faz necessário, afinal a quantidade de brazucas na lista de hackers está em alta - foi apresentado nesta semana alguma novidades para o setor, que nos deixarão num futuro bem breve, mais seguros com nossas aplicações.

Assista o vídeo clicando aqui, aproveite para ver outras coisas de T.I. e faça seus comentários, inclusive se já teve algum tipo de experiência com "invasões em sua conta" ou algum outro caso.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Pensando em Banda Larga?

Todos nós, internautas, navegadores de plantão (afinal navegar é preciso), pesquisadores, alunos, cientistas... Enfim, sem exceção, essa coisa de banda larga hoje em dia é primordial para que qualquer ser humano tenha como desfrutar de tanta informação que a Web nos oferece.


Sim, há muuuito lixo também, mas informação é para isso: saber filtrar o joio do trigo e o que fica de bom, transformar em conhecimento! ENTÃO, para o conhecimento dos leitores deste canal de notícia, mais uma coisa de TI que leio e disponibilizo aqui: caiu a casa na Telefonica, ou melhor, a ficha!


É que a ANATEL solicitou a interrupção de venda do serviço lento, digo, Speedy desta operadora, por conta de taaaaanta reclamação, falta de postura, providências, profissionalismo, respeito e mais um monte dessas coisas que poderiam evitar.

Coloco aqui o link para quem quiser ler a matéria completa e de verdade? Assine alguma coisa que preste e FUJA da Telefônica! Eu mesmo somente tenho uma única linha pelo fato desta ser divulgada há muito tempo. Conexão? Uso o Virtua da Net que me supre muito bem e quase não falha. Meus clientes que utilizam Speedy, querem morrer, um após o outro... Dia após dia, pois nem sequer os dois DNS desta operadora que 99,99% dos usuários que utilizam este serviço não foram mudados depois do fatídico ataque de hackers ou até mesmo da queima de um gateway em Sorocaba...

Se sua Internet está lenta, pode conferir se está utilizando os DNS´s: 200.204.0.10 E 200.204.0.138. Se estiver usando estes dois, certamente sua conexão está mais pra slowly do que speedy... Se é que está com conexão!

Poste aqui seu comentários... Pergunte que tiramos suas dúvidas!

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Mensagens do Hotmail/MSN no Outlook

Muita gente pergunta como configurar essa coisa, então resolvi colocar uma postagem por aqui. Há algum tempo atrás a M$ "baniu" o download das mensagens de Hotmail e MSN para que de certa forma, fizesse com que o cadastrado fizesse acesso ao site e desta forma, veria as possíveis propagandas (bobinha ela ?).

Pois agora com o Windows Live e de certa forma - em minha opinião - correndo atrás do prejuízo, visto que todos os outros serviços de e-mail gratuitos, inclusive Gmail e Yahoo permitem fazer o download de suas mensagens, acabou aderindo também.

Abaixo uma forma simples e básica de configurar sua conta:

* Servidor POP: pop3.live.com (porta 995);
* SSL necessário: sim;
* Nome de usuário: sua Live ID completa (ex.: zecolmeia@hotmail.com OU msn.com...);
* Senha: senha da Live ID;
* Servidor SMTP: smtp.live.com (porta 25);
* Autenticação necessária: sim;
* TLS/SSL necessário: sim.

Basicamente é isso. Caso ainda tenha alguma dúvida, abaixo um pequeno passo-a-passo que dei um CTRL V do BlogAndOffice, que inclusive tem várias dicas e sugiro uma visita!

Como usar um servidor POP3 para adicionar sua conta do Windows Live Hotmail ao Microsoft Outlook

1. No Outlook, clique no menu Ferramentas, e em Contas de Email.
2. Clique em Adicionar uma nova conta de email e em Avançar.
3. Clique em POP3 e em Avançar.
4. Insira as seguintes informações:

* Em Informações do Usuário, digite seu nome e seu endereço de email do Windows Live Hotmail.
* Em Informações do Servidor, na caixa Servidor de entrada de emails (POP3), digite pop3.live.com.
* Em Informações do Servidor, na caixa Servidor de saída de emails (SMTP), digite smtp.live.com.
* Em Informações de Logon, na caixa Nome de Usuário, digite seu endereço de email completo do Windows Live Hotmail.
* Na caixa Senha, digite a senha para o seu endereço de email do Windows Live Hotmail.
* Desmarque a caixa de seleção Lembrar senha, a menos que você seja a única pessoa que acesse esse computador. Verifique se a caixa de seleção Fazer Logon usando Autenticação de Senha de Segurança (SPA) não está marcada.

1. Clique em Mais configurações.
2. Na guia Servidor de Saída, verifique se as opções Meu servidor de saída (SMTP) requer autenticação e Usar as mesmas configurações de meu servidor de entrada de emails estão marcadas.
3. Na guia Avançado, em Números de Porta do Servidor, insira as seguintes informações e clique em OK:
4. Na caixa Servidor de entrada (POP3), digite 995.
5. Na caixa Servidor de saída (SMTP), digite 25.
6. Em Servidor de entrada (POP3) e Servidor de saída (SMTP), marque a caixa de seleção Este servidor requer uma conexão criptografada (SSL).
7. Clique em Avançar e em Concluir.


No mais, posta aí sua dúvida que ajudamos! =)

terça-feira, 9 de junho de 2009

Você utiliza o Twitter?

É engraçado, mas sempre penso que a única coisa que temos certeza que acontecerá um dia é a morte. Em T.I. não temos muito lá essa precisão, visto até mesmo as datas de novos lançamentos de S.O.´s, inclusive com datas para término de suporte da versão anterior MAS logo vemos a prorrogação! Outros prazos sendo estendidos por conta da entrega de algum projeto que se iniciou e alguém saiu no meio o que encavalou o job todo... Mas morte é sempre morte. E um dia chega!

Neste caso, a morte é do "passarinho bunitinho" aí de cima, criado para dar cara ao Twitter - sim, até hoje tenho algumas definições DO QUE É O Twitter, e o mais ouvido: é um microblog - e é como irei chamá-lo. Você pode postar a qualquer momento, de praticamente qualquer lugar, pode colocar o que está fazendo a cada momento, com no máximo 140 caracteres! Até de seu celular, se estiver no carro e olhar ao lado e ver alguém tirando catota (éca) pode twitar isso!

Voltando a morte, não da catota, mas do passarinho bonitinho, é por conta de uma falta de visão que os criadores do micro blog estão de certa forma "desesperados" para que isso não aconteça, e então, você pode acompanhar o Apocalipse do Twitter, ou seja, o momento previsto para sua morte - ou talvez algum colapso.
O que vai acontecer exatamente ainda não sabemos, mas certamente poderá parar de funcionar, seus N "posts" twitados com tanto prazer podem sumir, passará a não existir seu nome de usuário...

Até médicos andam twitando, para procedimentos clínicos, bem como temos algum fake do B. Obama também (ainda que tenha utilizado muito a Internet em sua campanha, não acredito que seja o próprio, afinal de contas, ele trabalha!) entre outras coisas menos importantes. Acho que são menos importantes sim, pois existe o lance de as redes sociais - e estou falando de todas - exigirem um certo desprendimento de cada usuário, inclusive na hora do serviço!

Muitas empresas já proíbem Orkut, Twiter, MSN, Webmail e outros mais. Basta ter uma palavrinha e lá vem tela de negação de entrada no site! Até mesmo o site Placar! já tive que banir em roteadores! E é despedido por justa causa, pois antes ou logo que entrou na empresa assinou um termo de compromisso de uso corporativo do computador e não recreativo.



Defendo - em partes - as redes sociais ou relacionamentos e sites deste tipo. O Twitter mesmo é uma excelente midia de difusão. Podem ser excelentes, assim como este blog que escrevo, afinal, é expressar o que você pensa, o que você sabe e o que você vê! Mas pode fazer o Brasil parar, digo isso por conta da febre que nós fazemos, ultrapassando até mesmo o número de usuários do Facebook nos EUA.

A regra é: saber dosar e planejar. Tudo. Para que a morte esteja cada vez mais longe de acontecer. E isso, o pessoal do Twitter, não soube fazer direito... Quem sabe ainda há tempo para este serviço ser adquirido pelo Google ou até mesmo a Apple. Afinal de contas, foi inflado em aproximadamente 900% no último ano... Quem viver verá!

Windows 7 - Pack atualiza para Português Brasil



Nem sempre consigo colocar matérias em primeira mão por aqui, mas vale o gancho dos amigos e digo: temos pacote para traduzir o Windows 7 para download!
Essa coisa de atualizar sistemas a todo momento, pode ser ruim de um lado, mas de outro é muito bom, pois acabamos sendo vitimas, quero dizer, testadores para a Micro$oft procurar sempre melhorar o seu produto final - ainda que nada ganhamos para isso.
Mesmo assim, quem ainda não instalou ou se aventurou ao W7, eu sugiro fazer a instalação, principalmente se já experimentou o Vista e achou pesadão - mas pelo menos tenha 01 GB de RAM e um processador Dual Core (pelo menos!) para que não fique arrependido também.
No mais, tenho usado no dia-a-dia, ainda em inglês e tenho gostado bastante!
Baixe aqui o pack a quem instalou o sistema de 64 bits. Para que instalou o de 32 bits, baixe aqui

sábado, 6 de junho de 2009

Com TANTA tecnologia...


Sumiu um avião... E não é um aviãozinho, é um AirBus!

Veja aqui a matéria do G1 de possíveis hipóteses do que pode ter acontecido com o avião da Air France. Por qualquer que seja o caminho, digo que é muita tecnologia empregada nas aeronaves para que ninguém encontre um monstrengo desses

Ainda assim, várias pessoas que conheço ainda acreditam que esssa coisa do avião ter sumido, talvez seja apenas desta dimensão. Seria um buraco de minhoca? Talvez a ilha de Lost brasileira?

Sabe o que é CMS?

Não é verdade que CMS seja uma utilidade. Hoje em dia podemos dizer que é uma NECESSIDADE, pois TUDO está na ponta dos dedos e num piscar de olhos pode mudar o que quiser com o poder e eficiência dos CMS´s. E a cada dia estão melhores.

A importância deste tipo de sistema de publicação está levando empresas de mídia impressa a repensarem num futuro não muito distante - a famosa convergência talvez. Europa e EUA já estão sentindo esta desaceleração nas vendas de “impressos”. Veja o que disse o presidente da Associação Mundial de Jornais (WAN-World Association of Newspapers), Gavin O’Reilly, em Barcelona.

É sabido que sistemas de CMS foram desenvolvidos a partir da necessidade de criação/publicação de conteúdo sem conhecimento de programação e tem muita gente utilizando WPress até mesmo para desenvolvimento profissional. Sem falar de Drupal, Joomla…

Enfim, quero poder ver de perto e ouvir o que estes gigantes têm a nos dizer em 20 de junho. Parabéns pela iniciativa de criarem um evento de grande importância. Este certamente será a primeira de diversas edições.

Aqui, uma leitura esclarecedora para quem tem dúvidas a respeito deste assunto.

Há 25 anos....


Sim... Quem não conhece este famoso joguinho? Pouco viciado, eu jogava muuuuuito Tetris quando comecei a "brincar" com essa Coisa de T.I. há alguns 20 anos atrás...

Hoje ele está fazendo aniversário, e até mesmo o Google, como sempre, inova em sua imagem da página inicial - como sempre - lembrando deste joguinho, desenvolvido em 1984 por Alexey Pajitnov, Dmitry Pavlovsky e Vadim Gerasimov. Pajitnov e Pavlovsky eram engenheiros informáticos no Centro de Computadores da Academia Russa das Ciências e Vadim era um aluno com 16 anos.


O objetivo do jogo é encaixar tetraminós, que são peças de diversos formatos que descem do topo de uma tela. Quando uma linha é completada, desaparece e dá pontos extra ao jogador. O jogo termina quando as linhas incompletas se empilham até o topo da tela do jogo. Na verdade, uma nova fase inicia-se, com as peças caindo cada vez mais rápido.

Tetris alcançou os Estados Unidos em 1986 e, daí, o mundo. O game já vendeu mais de 125 milhões de cópias para 30 plataformas diferentes, desde seu nascimento. Meu primeiro contato com o jogo foi numa casa de fliperamas na Av. Ibirapuera, vendo um grande velho amigo sumido jogar desesperadamente contra algum outro, provavelmente o Neves ao seu lado - sim, algumas máquinas faziam a diputa lado-a-lado, e quando você fazia duas ou mais linhas ao mesmo tempo, o adversário era penalizado com algumas peças no meio da tela dificultando ainda mais!

O sucesso foi tão grande para um jogo aparentemente simples, que pesquisadores começam a investigar sua história, tentando descobrir qual o segredo de tanta popularidade. Em minha opinião é viciante começar a jogá-lo. “Nossa esperança é de que o negócio evolua para os smartphones e para as lojas de aplicativos, e então as pessoas poderão encontra-lo e compra-lo, e veremos uma grande audiência consumi-lo”, disse um dos detentores da "franquia Tetris".

Pajitnov atribui o sucesso do jogo à sua simplicidade e ao enorme contraste que possui em relação a uma série de jogos que envolvem violência e outros comportamentos ruins. Henk Rogers, o empresário da área de jogos que introduziu o programa nos Estados Unidos em 1986, estaria trabalhando em uma versão de Jogos Olímpicos de Tetris, que deve acontecer na internet no ano que vem. De acordo com o site SF Gate , o Tetris também entrou para o Guiness, o livro dos recordes, ao se tornar o jogo mais portado e com o maior número de variantes oficiais e não-oficiais.

“O jogo tem um tipo de espírito criativo ao invés da destruição que você encontra em jogos de tiro e na maioria dos outros títulos. Nele você cria algo. Você pega o caos das peças caindo aleatoriamente e as coloca juntas em um tipo de ordem. Isso dá às pessoas um ótimo sentimento”, declara Pajitnov.

Para quem ainda não conhece ou quyer reviver, basta fazer uma pesquisa no Google a respeito que terá vários sites para poder jogar e reviver os bons tempos...

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Por enquanto, "de grátis"


Para quem tiver uma boa conexão de Internet e quer experimentar baixar o Windows 7, eu sugiro! Ainda que em inglês, posso dizer que a minha experiência até agora com ele está bastante satisfatório.

Na prática é o Windows Vista melhorado (bastante), mais leve, com alguns recursos mais bacanas... De verdade? Faça o download direto por aqui, grave o DVD e instale sem medo dessa coisa de não dar certo... Mesmo por cima do seu Windows, pois ele irá gravar em pasta diferente e quando der o boot no micro, perguntará qual Windows quer utilizar.

Quanto a versão 32 ou 64 bits, só vale instalar a de 64 caso seu equipamento também seja 64 bits. Caso contrário, não há vantagem alguma! Depois de baixar e fazer o registro no site da M$, você irá receber a chave de instalação em seu e-mail cadastrado, sem custo e até 1º de Junho de 2010. Até, certamente a Micro$oft terá feito N patches, e nós de certa forma, somos os cobaias dessa Coisa de Tecnologia.

Depois, comente aqui o que achou ;)

boo-Box