terça-feira, 18 de agosto de 2009

Microsoft é Intimada

A gigante da indústria de software Micro$oft foi proibida de vender cópias do Word 2008 para Mac, Word 2003, Word 2007 e também a próxima versão, integrada no Office 2010.

Paralelamente, a MS foi condenada ao pagamento de uma multa de 290 milhões de dólares (cerca de 203,47 milhões de euros). Cá pra nós, é muuuuito dinheiro e se analisarmos temos produtos tão bom quanto os desenvolvidos por eles, gratuitamente. E o que percebo é uma grande aceitação por parte dos usuários para este novo "desafio": utilizar software livre (literalmente).

Na base do caso está uma alegada violação de patente por parte da Microsoft, que teria infringido as patentes da companhia canadiana i4i, segundo o jornal The Telegraph. A questão prende-se com o modo como a Microsoft manipula certos tipos de documentos. Afirmam que a MS "violou deliberadamente" uma patente registada em 1998, relacionado aos métodos de leitura XML, que permite que os utilizadores personalizem o formato do processamento de texto.

Uma alínea proíbe ainda a Microsoft de vender o Word nos EUA ou de importar o software para o país, abrangindo todos os produtos com que o Microsoft Word pode abrir arquivos XML: extensões .docx e .docm. Poderia ser estendido ao Brasil também ?

"Desapontados" com a decisão do tribunal, os representantes da Microsoft disseram que vão recorrer contra o veredicto. "Acreditamos que as provas demonstram claramente que não infringimos nada e que a patente da i4i é inválida", disse Kevin Klutz, porta-voz da multinacional.

O que será que pode acontecer nessa coisa toda, doação de MS-Word? Agora é esperar pra ver! Pois pagar não mais será necessário! =)

boo-Box