quarta-feira, 30 de junho de 2010

Tá Quente Aí?


Recentemente a Sony precisou fazer um recall na linha Vaio F e N Séries, por conta do sistema de refrigeração ser ineficiente para os novos processadores (pois é, tem Coisas em T.I. que esquetam mais que o próprio lançamento).

Ontem lendo uma matéria sobre Redes Estruturadas comentava a tendência que são os dispositivos PoE (Power over Ethernet) e sobre os problemas que começam a surgir com eles. É simples entender, pois quanto mais destes dispositivos estiverem plugados em sua rede, maior será a demanda de energia para alimentá-los - e energia esquenta bastante - e assim o aquecimento dos cabos será inevitável, por isso a qualidade na decisão do projeto é fundamental em se pensando de dispositivos em PoE. Uma tendência que também pode ser observada é dos dispositivos sem fio, mais caros e inclusive na hora de trocar suas "baterias" que sugiro ser utilizado as recarregáveis, onde pode ser economizado um bom dinheiro ao longo do ano.

E olha que Tecnologia é o que não falta para fazer com que dispositivos computacionais consumam cada vez menos energia produzindo pouco aquecimento, assim como as baterias para carros híbridos que para ter maior duração deveriam mais eficiência no sistema de refrigeração (ou não?).

Dispositivos inteligentes procuram lidar com o aquecimento acionando um cooler, consumindo mais energia - "inevitável", diria Sr. Sherlock Holmes - mas a Lei de Moore faz com que os processadores sejam cada vez mais potentes a cada 18 meses, fritando cada vez mais informações e sempre em menor tempo! Como é que não quer vê-los quente?

Ainda tem aqueles usuários que levam seus micros (notebook's e agora mais ainda com os netbook's, bastante leves ou ainda vão de smartphones! Tem gente que deve dispensar o aquecedor do quarto e deixar seu equipamento embaixo das cobertas, aberto, claro! Aqui em Sampa o clima é bastante propício - 8ºC para esta noite! Vai ter muito circuito BGA sendo trocado por ai...

terça-feira, 1 de junho de 2010

O Chrome Chega Valente


O navegador do Google sempre foi visto como "mais uma ferramenta para roubar dados de nós, pobre usuários" e olha que não cansei de ouvir: "vou continuar usando o IE / Firefox, o Google já sabe demais...". Tendo mais informações ou não de nossa navegação, a verdade é que é um excelente navegador, ainda mais agora com suporte "nativo" a HTML5.

<<>>
É verdade que o Firefox melhorou muito neste quesito, principalmente na versão 3.6, e o Opera não está muito atrás, mas o Chrome foi pioneiro em velocidade na Internet, eles até fizeram um vídeo promocional destacando isso, e ele continua na ponta da inovação, cada vez mais rápido.

Como a maioria das aplicações web hoje utiliza uma vasta quantidade de código JavaScript, como o Gmail, Twitter, Facebook... o navegador precisa processar isto tudo rapidamente dando maior facilidade na navegação, menos cansaço, que se, em comparação com o Internet Explorer, perderá tempo na carga das páginas, exigindo alto processamento - e a fila de outros processos aumentando... Poderiam melhorar o CACHE, acredito que já resolveria....


<<>>
Quando trabalhamos com as abas do Chrome, cada processo é isolado, rodando como se fossem instâncias únicas, e se uma das abas travar as outras continuam tendo navegação e no sentido de segurança, no caso de travamentos, inibe a parte crítica do sistema operacional, não permitindo vulnerabilidades de "estouros de pilha".


<<>>
Eis aqui o "modus operandi" do futuro. Sim, os fabricantes irão lançar seus browsers e programas para navegação, ou sistemas operacionais, e a comunidade irá desenvolver, ao bel-prazer, aplicativos (API's ou Extensões) para trabalhar em conjunto e também ganhar sucesso - ou não.

O Firefox é o que mais tem API's desenvolvidas, que vão desde o acesso nas contas do Gmail - e outras diversas ferramentas do Google - indo para integração com o Twitter (feita por um brasileiro), encurtadores de URL (com goo.gl), remoção de banners, RSS, memorizadores de formulários e mais de outras mil extensões - e em constante crescimento - com a vantagem de serem "ligadas ou desligadas" apenas num clique!


<<>>
Sem necessidade de complementos, extensões, plugins, por padrão o Chrome sincroniza seus favoritos, preferências e tema escolhido entre todos os computadores que você quiser. E é tão eficiente que utiliza XMPP (os servidores do Google Talk) para que, assim que você fizer uma modificação em uma máquina, replicar para todas as outras, imediatamente a vocês ter se conectado - claro, para isso é necessário ter uma conta no Google - off course!


<<>>
1. Quando você tem muitas abas e as fecha, a largura não é alterada até você tirar o mouse da barra de abas, evitando que você se perca no processo de redimensionamento.
2. A barra de endereços omnibar é inteligente, e sugere primeiro os sites que você mais visita. Apenas uma letra e um enter e você já está navegando.
3. Você pode reordenar as abas como quiser, tirando-as de uma janela e criando outras, de forma muito rápida.
4. Para desenvolvedores, as Ferramentas de Desenvolvimento são espetaculares.
5. Inicia tão rápido quanto o bloco de notas.
6. Você pode fixar abas como os programas no menu iniciar, elas se abrirão quando você abrir o navegador, ocupam o espaço apenas do ícone e mostram uma notificação quando tem novidades. Ideal para e-mail, RSS, Twitter, notícias.
7. HTML5, e vídeo com suporte a OGG e H264 (o Firefox só suporta OGG).


Agora é esperar quem sabe um I.E. 10 para chegar perto desta coisa que o Google trata com muito carinho, pois para o bem ou para o mau (entenda Google ou Microsoft) uma certeza todos nós temos: a Web está engolindo todos os sistemas que já apareceram e certamente muitos irão nascer ainda, já neste padrão e o nome pode ser qualquer um: Web 2.0, HTML5, XML.. Tendência, é tendência.

Em tempo: vale lembrar que o Chrome esta disponivel para as tres plataformas, Windows, Linux ou Mac OS. E isso vem trazendo outra mudanca de paradigma, levando qualquer coisa para a web, independente de sistemas operacionais...

Fonte: Internet + Redação

Homem Voando

O Homem sempre querendo inventar algum meio de voar... Não basta o pensamento que voa sem parar - mas o corpo é que precisa sair do lugar - nem que seja em algum tipo de simulador, ou esta engenhoca que alguns geeks inventaram.



Dotado de asas, um tipo de guindaste para simular estar em um "paraquedas" suspendendo o praticante, utilizando óculos 3D e um controle de Wii com outras coisas mais, é sem dúvida tentador querer estar "dentro" para ver o que pode ser feito, principalmente depois de assistir o filme Homem de Ferro!

O Wiimote (controle do Wii) conectado ao módulo de simulação de vôo do programa Google Earth, transmite todos os movimentos e sensações aos óculos 3D, objetivando sempre a sensação de realismo, principalmente com a ajuda de um ventilador gigante aplicando conceitos de física que permitem aviões levantarem voo.

É ver para crer. Ou sentir para acordar!

Fonte: Internet / Geek

boo-Box