sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Robôs Dando as Caras


É praticamente inevitável... Estas Coisas de Tecnologia que vemos, cada vez mais e mais no dia-a-dia, seja o despertador com sinfonias longas, o celular, um smartphone, note ou netbook... São tantas opções que não poderia deixar de lembrar que o mundo da robótica, ainda que não apareça tanto como os gadgets citados, é muito importante em nossas vidas.


Antigamente somente viamos robôs em desenhos animados ou filmes, coisas futurísticas do tipo Os Jetsons ou como nossos amigos C3P0 e R2D2, imortalizados em Guerra nas Estrelas. Neste link você encontra a voz do R2D2, traduzindo o que você digitar, faça uma visita e comprove!


Eu gostava muito e ficava imaginando como seria ter uma família que poderia voar, um robô de empregada doméstica, um cachorro maluco... Bons tempos aqueles!

Em breve teremos uma visita destes personagens, ou melhor, será realizado um Campeonato de Robótica em São Bernardo do Campo. Denominado de Jornada Robótica, está marcado entre os dias 23 e 28 de outubro na FEI (Fundação Educacional Inaciana), que receberá a Jornada de Robótica Inteligente, onde reunirá competições e congressos científicos na área de robótica em geral. Mais de 200 robôs de diferentes tipos serão apresentados, prometendo realizar as mais diferentes tarefas: humanóides jogando futebol, alguns fazendo contas, outros "brigando"...

Engrenagens a parte, a curiosidade está lançada. E por que não dizer que já fizemos algum robô quando criança, nem que seja aquele com rolinho de papel higiênico terminado e alguns pregadores da mamãe... Muitos alunos estão aprendendo a arte da robótica e por que não dizer que um dia pode desta galerinha aparecer O Cientista que desenvolveu algum tipo de mecanismo que possa nos ajudar na velhice, ou quem tiver algum tipo de lesão nas pernas.

No exército americano já foi mostrado alguns "esqueletos" do que vem por aí.


É esperar e logo teremos um robô buscando nossa comida!


boo-Box