sábado, 20 de dezembro de 2008

Linux para Todos e para TUDO!


SIM, estou descobrindo coisas, facilidades, estabilidade, performance, cultura, compatibilidade... TUDO O que preciso tenho dentro do Linux Ubuntu - ou qualquer outra distribuição - e o que não existe "nativo" eu simplesmente instalo! GRÁTIS! Só preciso estar conectado na Internet. Isso é o futuro e como diz alguns amigos, o futuro é agora!


Acredito em Software Livre, GNU, GPL e toda sopa de letrinha por trás desse mundo novo para muita gente que igualmente a mim, cresceu vendo - e aprendendo a se virar quando "dá tela azul" - no mundo rWindows (não... não foi erro de digitação =p ) e sobrevive até hoje. Mas acredito que cada vez mais teremos Linux em casas, empresas e os desenvolvedores prestando atenção nessa fatia de mercado, que não para de crescer.


Os micros de mercado encontrados hoje nos magazines, 99% sai com Linux - algumas distribuições bem bonitas inclusive, talvez até mesmo superando o visual do rWindows Vi$ta, que logo logo sai do mercado...


Há alguns anos atrás, quando fiz um treinamento de administração para redes Novell, o "master-senior-sabe-tudo" Daniel Oliveira (O treinador) fez um comentário devido a ocasião na época estar acontecendo uma feira de Informática e ter visitado o stand da Micro$oft: "Ae, fala pra mim vai... naquela sala onde está o server de vocês com segurança na porta... O que vocês estão escondendo lá não é servidor MS não é mesmo?" E na época a Novell ainda imperava. Hoje eles detêm o Suse Linux - tanto versão gratuita como comercial.


Pois é... Se Linux não fosse bom - e vamos falar / copiar-e-colar mais de Linux daqui pra frente - nenhuma das grandes empresas/marcas mundiais usaria. E muito menos usariam um sistema operacional de pequeno porte ou de baixa estabilidade/escalabilidade. Até mesmo o famoso filme Titanic foi "editado" em Linux, mas nesse caso um cluster de algumas máquinas.

Nenhum comentário:

boo-Box