terça-feira, 1 de junho de 2010

O Chrome Chega Valente


O navegador do Google sempre foi visto como "mais uma ferramenta para roubar dados de nós, pobre usuários" e olha que não cansei de ouvir: "vou continuar usando o IE / Firefox, o Google já sabe demais...". Tendo mais informações ou não de nossa navegação, a verdade é que é um excelente navegador, ainda mais agora com suporte "nativo" a HTML5.

<<>>
É verdade que o Firefox melhorou muito neste quesito, principalmente na versão 3.6, e o Opera não está muito atrás, mas o Chrome foi pioneiro em velocidade na Internet, eles até fizeram um vídeo promocional destacando isso, e ele continua na ponta da inovação, cada vez mais rápido.

Como a maioria das aplicações web hoje utiliza uma vasta quantidade de código JavaScript, como o Gmail, Twitter, Facebook... o navegador precisa processar isto tudo rapidamente dando maior facilidade na navegação, menos cansaço, que se, em comparação com o Internet Explorer, perderá tempo na carga das páginas, exigindo alto processamento - e a fila de outros processos aumentando... Poderiam melhorar o CACHE, acredito que já resolveria....


<<>>
Quando trabalhamos com as abas do Chrome, cada processo é isolado, rodando como se fossem instâncias únicas, e se uma das abas travar as outras continuam tendo navegação e no sentido de segurança, no caso de travamentos, inibe a parte crítica do sistema operacional, não permitindo vulnerabilidades de "estouros de pilha".


<<>>
Eis aqui o "modus operandi" do futuro. Sim, os fabricantes irão lançar seus browsers e programas para navegação, ou sistemas operacionais, e a comunidade irá desenvolver, ao bel-prazer, aplicativos (API's ou Extensões) para trabalhar em conjunto e também ganhar sucesso - ou não.

O Firefox é o que mais tem API's desenvolvidas, que vão desde o acesso nas contas do Gmail - e outras diversas ferramentas do Google - indo para integração com o Twitter (feita por um brasileiro), encurtadores de URL (com goo.gl), remoção de banners, RSS, memorizadores de formulários e mais de outras mil extensões - e em constante crescimento - com a vantagem de serem "ligadas ou desligadas" apenas num clique!


<<>>
Sem necessidade de complementos, extensões, plugins, por padrão o Chrome sincroniza seus favoritos, preferências e tema escolhido entre todos os computadores que você quiser. E é tão eficiente que utiliza XMPP (os servidores do Google Talk) para que, assim que você fizer uma modificação em uma máquina, replicar para todas as outras, imediatamente a vocês ter se conectado - claro, para isso é necessário ter uma conta no Google - off course!


<<>>
1. Quando você tem muitas abas e as fecha, a largura não é alterada até você tirar o mouse da barra de abas, evitando que você se perca no processo de redimensionamento.
2. A barra de endereços omnibar é inteligente, e sugere primeiro os sites que você mais visita. Apenas uma letra e um enter e você já está navegando.
3. Você pode reordenar as abas como quiser, tirando-as de uma janela e criando outras, de forma muito rápida.
4. Para desenvolvedores, as Ferramentas de Desenvolvimento são espetaculares.
5. Inicia tão rápido quanto o bloco de notas.
6. Você pode fixar abas como os programas no menu iniciar, elas se abrirão quando você abrir o navegador, ocupam o espaço apenas do ícone e mostram uma notificação quando tem novidades. Ideal para e-mail, RSS, Twitter, notícias.
7. HTML5, e vídeo com suporte a OGG e H264 (o Firefox só suporta OGG).


Agora é esperar quem sabe um I.E. 10 para chegar perto desta coisa que o Google trata com muito carinho, pois para o bem ou para o mau (entenda Google ou Microsoft) uma certeza todos nós temos: a Web está engolindo todos os sistemas que já apareceram e certamente muitos irão nascer ainda, já neste padrão e o nome pode ser qualquer um: Web 2.0, HTML5, XML.. Tendência, é tendência.

Em tempo: vale lembrar que o Chrome esta disponivel para as tres plataformas, Windows, Linux ou Mac OS. E isso vem trazendo outra mudanca de paradigma, levando qualquer coisa para a web, independente de sistemas operacionais...

Fonte: Internet + Redação

Nenhum comentário:

boo-Box