Recentemente a Sony precisou fazer um recall na linha Vaio F e N Séries, por conta do sistema de refrigeração ser ineficiente para os novos processadores (pois é, tem Coisas em T.I. que esquetam mais que o próprio lançamento).
Ontem lendo uma matéria sobre Redes Estruturadas comentava a tendência que são os dispositivos PoE (Power over Ethernet) e sobre os problemas que começam a surgir com eles. É simples entender, pois quanto mais destes dispositivos estiverem plugados em sua rede, maior será a demanda de energia para alimentá-los - e energia esquenta bastante - e assim o aquecimento dos cabos será inevitável, por isso a qualidade na decisão do projeto é fundamental em se pensando de dispositivos em PoE. Uma tendência que também pode ser observada é dos dispositivos sem fio, mais caros e inclusive na hora de trocar suas "baterias" que sugiro ser utilizado as recarregáveis, onde pode ser economizado um bom dinheiro ao longo do ano.
E olha que Tecnologia é o que não falta para fazer com que dispositivos computacionais consumam cada vez menos energia produzindo pouco aquecimento, assim como as baterias para carros híbridos que para ter maior duração deveriam mais eficiência no sistema de refrigeração (ou não?).
Dispositivos inteligentes procuram lidar com o aquecimento acionando um cooler, consumindo mais energia - "inevitável", diria Sr. Sherlock Holmes - mas a Lei de Moore faz com que os processadores sejam cada vez mais potentes a cada 18 meses, fritando cada vez mais informações e sempre em menor tempo! Como é que não quer vê-los quente?
Ainda tem aqueles usuários que levam seus micros (notebook's e agora mais ainda com os netbook's, bastante leves ou ainda vão de smartphones! Tem gente que deve dispensar o aquecedor do quarto e deixar seu equipamento embaixo das cobertas, aberto, claro! Aqui em Sampa o clima é bastante propício - 8ºC para esta noite! Vai ter muito circuito BGA sendo trocado por ai...
Nenhum comentário:
Postar um comentário