sábado, 6 de junho de 2009

Há 25 anos....


Sim... Quem não conhece este famoso joguinho? Pouco viciado, eu jogava muuuuuito Tetris quando comecei a "brincar" com essa Coisa de T.I. há alguns 20 anos atrás...

Hoje ele está fazendo aniversário, e até mesmo o Google, como sempre, inova em sua imagem da página inicial - como sempre - lembrando deste joguinho, desenvolvido em 1984 por Alexey Pajitnov, Dmitry Pavlovsky e Vadim Gerasimov. Pajitnov e Pavlovsky eram engenheiros informáticos no Centro de Computadores da Academia Russa das Ciências e Vadim era um aluno com 16 anos.


O objetivo do jogo é encaixar tetraminós, que são peças de diversos formatos que descem do topo de uma tela. Quando uma linha é completada, desaparece e dá pontos extra ao jogador. O jogo termina quando as linhas incompletas se empilham até o topo da tela do jogo. Na verdade, uma nova fase inicia-se, com as peças caindo cada vez mais rápido.

Tetris alcançou os Estados Unidos em 1986 e, daí, o mundo. O game já vendeu mais de 125 milhões de cópias para 30 plataformas diferentes, desde seu nascimento. Meu primeiro contato com o jogo foi numa casa de fliperamas na Av. Ibirapuera, vendo um grande velho amigo sumido jogar desesperadamente contra algum outro, provavelmente o Neves ao seu lado - sim, algumas máquinas faziam a diputa lado-a-lado, e quando você fazia duas ou mais linhas ao mesmo tempo, o adversário era penalizado com algumas peças no meio da tela dificultando ainda mais!

O sucesso foi tão grande para um jogo aparentemente simples, que pesquisadores começam a investigar sua história, tentando descobrir qual o segredo de tanta popularidade. Em minha opinião é viciante começar a jogá-lo. “Nossa esperança é de que o negócio evolua para os smartphones e para as lojas de aplicativos, e então as pessoas poderão encontra-lo e compra-lo, e veremos uma grande audiência consumi-lo”, disse um dos detentores da "franquia Tetris".

Pajitnov atribui o sucesso do jogo à sua simplicidade e ao enorme contraste que possui em relação a uma série de jogos que envolvem violência e outros comportamentos ruins. Henk Rogers, o empresário da área de jogos que introduziu o programa nos Estados Unidos em 1986, estaria trabalhando em uma versão de Jogos Olímpicos de Tetris, que deve acontecer na internet no ano que vem. De acordo com o site SF Gate , o Tetris também entrou para o Guiness, o livro dos recordes, ao se tornar o jogo mais portado e com o maior número de variantes oficiais e não-oficiais.

“O jogo tem um tipo de espírito criativo ao invés da destruição que você encontra em jogos de tiro e na maioria dos outros títulos. Nele você cria algo. Você pega o caos das peças caindo aleatoriamente e as coloca juntas em um tipo de ordem. Isso dá às pessoas um ótimo sentimento”, declara Pajitnov.

Para quem ainda não conhece ou quyer reviver, basta fazer uma pesquisa no Google a respeito que terá vários sites para poder jogar e reviver os bons tempos...

Nenhum comentário:

boo-Box