segunda-feira, 21 de julho de 2008

Esperar o quê?

Quando falamos em Tecnologia, como já citei aqui sobre a demanda de novos equipamentos, programas e outras coisas, é necessário que haja uma visão ampla da "problemática". Muitas empresas hoje em dia cortam seus "gastos" - nesse caso prefiro chamar de investimentos - quando o pessoal de T.I. solicita alguma peça, melhoria ou qualquer que seja o nome dado.

Sim, é necessário fazer o investimento para que se tenha resultados, não importa se o prazo para aparecer os resultados seja curto, médio ou longo. Se precisa, TEM QUE SER FEITO. O que me deixa cabreiro é após identificar e constatar um problema de um cliente, informar e solicitar verba para corrigir, ter que escutar: "Ah... estamos sem verba pra isso. Tem como deixar para depois? Dá pra quebrar o galho com o que tem? Nossa é muito caro!" E assim vai a lista de desculpas para procrastinar o problema - o famoso empurrar com a barriga.

MAS se tratando de dados de clientes, a responsabilidade cai toda sobre o Pessoal de T.I., que se torna herói ou vilão, e até mesmo interrupções de Internet - ainda que você comente que a Telefônica teve um problema e até serviços da Policia e outros igualmente importantes foram interrompidos - é o Carinha da T.I. que tem que dar respostas. E rápido.

Digo tudo isso pois tenho percebido que desde a tal parada de Internet causada por um... digamos "problema técnico complexo e raro" percebo que alguns clientes querem ter redundância de serviços, seja banda larga, PC para backup se um dos usados parar, um roteador já configurado para ser substituido imediatamente se queimar... E o BACKUP? Cadê o backup?

Este ítem acredito ser o mais importante de todos, pois hoje em ida podemos comrpar PC´s "em qualquer esquina" e colocar para funcionar na rede da empresa em minutos. Mas, "cadê meus arquivos?" é a primeira coisa que ouvimos após o PC novo estar no ar. Aí pergunto: você não fazia backup? Por que você não guardou seus arquivos no servidor da rede? E nessa hora o trabalho de uma hora pode levar até mesmo dias. Imagina se a questão do PC pifado tenha sido o servidor da rede? Toda a empresa simplesmente vai parar. E o carinha da T.I. vai precisar ser herói e se desdobrar para voltar ao normal o trabalho de todos da empresa.

É caro* fazer backup (bem feito, com direito a testes do que chamamos de disaster recover) - e ter redundância de alguns serviços, mas se acontecer uma coisa fora de controle - problema externo - certamente havendo um plano de ação e contingência, a demora em retomar o trabalho ao normal pode ser minimizada. E muito!

E você, ainda vai esperar para fazer backup das fotos tiradas no parque com a família no final de semana, ou simplesmente "já baixou para o HD"? Ele pode pifar....

* = Custo de mídia em R$: CD=0,60/CDWR=2,70/DVDR=0,98/DVDRW=3,00/PenDrive 01GB=a partir de 30,00 (fonte = Kalunga)

Custo médio para recuperação de dados (HD 40GB) = R$ 400,00 a R$ 1200,00... SE recuperar.

Ou seja, manter os dados da empresa intactos e seguros não tem preço!

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