sábado, 19 de julho de 2008

Para Todos II

Você já não precisa ser um ás em computador para fazer suas primeiras incursões na internet. E, assim que começar a navegar por sites de seu interesse e usufruir de serviços online superúteis, as descobertas o estimularão a seguir em frente.Então, vamos lá.

A web possibilita que você fique mais próximo de familiares e amigos que vivem em outras cidades e países ou que não encontra com freqüência. Basta instalar no PC programas como Windows Live Messenger (http://messenger.live.com/) – o famoso MSN – ou Skype (http://www.skype.com/) para falar com outros internautas à vontade, de graça. Tanto você quanto seus contatos precisam ter conexão de internet banda larga (rápida), principalmente para usar o Skype.A professora aposentada Tamara Ulmer Worsmann, de 63 anos, conversa pela rede com parentes na Estônia (Europa), sem pagar nenhum centavo. “É uma parte da família que eu nem conheço. A internet é que nos aproximou. É um meio de comunicação muito bom”, diz.Até pouco tempo atrás, Tamara morria de medo de mexer no PC. “Era horrível, tinha uma sensação de analfabeta.” Até que resolveu fazer um curso de informática. “Queria fazer de novo, de tão incrível que foi. Mas nunca mais vou ter aquela sensação. Com 63 anos, me senti como uma criança aprendendo um monte de coisas.”

Só webcam ela diz que ainda não tem. Faz mesmo falta. Se as duas pessoas tiverem uma camerazinha no PC, podem conversar olhando nos olhos uma da outra. Melhora a saudade de um filho distante!Na hora de instalar o MSN, você precisará criar um e-mail para usar o serviço. Faça um, gratuito, do Hotmail (http://www.hotmail.com/). Em seguida, adicione seus contatos, com quem poderá bater papo por escrito ou via voz sempre que estiverem online (aparecem em verde).O MSN é o mensageiro mais popular do Brasil, com mais de 30 milhões de usuários, e é ideal para manter contato com seus netos do jeito que eles mais gostam.

No Skype, você também pode conversar por escrito, mas o grande barato são as ligações gratuitas de Skype para Skype, de ótima qualidade. É necessário ter, pelo menos, um microfone e uma caixa de som ligados ao PC. Se o seu interlocutor não estiver conectado à web, você pode comprar créditos pelo site http://www.skype.com/ e ligar para telefones comuns com tarifas DDD e DDI mais baratas.

AMIZADE VIRTUAL? A internet também possibilita que você faça novos amigos. Lila Furtado, de 65 anos, entrou na comunidade do Orkut “Culinária-Receitas”. E, trocando receitas, fez “verdadeiros amigos”. “Teve o ‘Orkontro’ da comunidade em São Paulo, foram mais de cem pessoas”, conta Lila, de Belo Horizonte. Outra boa dica é “viajar” pela rede. Tamara adora visitar sites de museus como o Louvre (http://www.louvre.fr/) e explorar a Terra pelo Google Earth (http://earth.google.com/). “É até melhor, porque não gasto nada”, brinca.

Fonte: Link, Estadão.


Meu complemento: lendo esta matéria, lembrei do Sr. Helio, um aluno que tive de 72 anos na época, numa das primeiras aulas de um grupo de alunos na faixa de 14 anos, lá vem o Sr. Hélio pedir pra assitir a aula - Claro! Entre e escolha uma cadeira... No meio da apresentação citei: "O computador não é nenhum bixo de sete cabeças. É apenas uma bela ferramenta de uso, trabalho, diversão...". O "veterano" levantou a mão e usei-o: "Vejam só vocês, com idade aproximada de 14 anos e o Sr. Hélio ali ó, querendo aprender mais e mais... Fala Sr. Helio, o que o sr. tem a dizer?" Ele: "É professor, não tem sete cabeças mesmo... Tem sete cabeças e mais um topetinho... " E todos cairam na risada com o saudoso Sr. Helio!

Um comentário:

vitoriavi disse...

sensacional, divulgue mais isso, tem gente que necessita saber e aproveitar tudo isso, suas dicas preciosas....

boo-Box