quinta-feira, 24 de julho de 2008

Na nuvem?

Sim, na "nuvem". Esse termo utilizado hoje em dia - e até diria, da moda - é para falar de dados que ficam disponíveis em servidores de algum data center, onde quer que você esteja, bastando ter acesso a Internet para acessar de qualquer lugar.


O termo Cloud Computing tem se tornado popular, pois a cada dia ficamos mais plugados e de certa forma, dependentes das informações que lidamos no dia-a-dia. MAS não é tão simples - e não tão difícil - de se ter uma "nuvem". Na minha opinião, a primeira coisa que precisa ser pensado é: velocidade de conexão. Banda LARGA. Quando conectado a um servidor remoto, e dependendo da atividade a ser realizada, isso consome uma banda imensa de Internet, tornando inviável o acesso a determinadas informações caso tenha uma conexão lenta.


O conceito já é comum em algumas empresas, como o Google e o Yahoo, que mantêm parques computacionais com centenas de milhares de máquinas. Um exemplo: estima-se que as cinco maiores empresas de busca na Internet tenham ao todo um parque computacional de cerca de 2 milhões de servidores! Quando fazemos uma busca simples, de uma palavra, temos a resposta praticamente imediata não é mesmo? Pois é. Imagine se você tiver conexão lenta e com servidores mal projetados para isso.


Tem que pensar em toda necessidade e colocar pelo menos 10% a mais de tecnologia para atender a demanda. Sempre deve ser visto um passo a frente. A tal "web 2.0", visto por especialistas de internet como um chavão comercial nada mais é do que ter acesso online de suas informações onde quer que esteja. Além de outros serviços, como por exemplo, "sistemas operacionais" online que trazem o conceito de Webtop, referindo-se ao seu desktop na web!


Mate sua curiosidade acessando alguns dos serviços, fazendo seu cadastro e disponibilizando alguns dados/arquivos, talvez aqueles que você nunca pode ficar sem, e faça o acesso de diversos lugares, como sua empresa, casa, universidade... É só uma questão de tempo para que comece a usar - sem parar - essa nova onda.

Neste link você terá acesso a praticamente todos Web OS´s disponíveis, sem falar é claro do bom e velho Google Docs!

Nenhum comentário:

boo-Box